Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quando me apaixono por uma banda, álbum ou música, sou capaz de as ouvir vezes sem conta, até à exaustão. Passado algum tempo, a paixão reduz, fruto de outro encontro com nova banda, álbum ou música, mas, de cada vez que regresso, sinto de imediato que esta apenas estava num estado de latência e os meus neurónios pura e simplesmente deliram com o som que recebem, levando-me por vezes às lágrimas de deslumbramento e saudade. É o que se passa neste momento com Mitski Miyawaki, nascida em 1990, tal como eu, facto que contribui certamente para todo este meu amor. Apesar das nossas vivências totalmente distintas, partilhamos e vivemos sob os mesmos ideais, problemas e esperanças. É incrível a ligação que se pode estabeler com uma melodia, com uma letra, com a música no seu todo.
Mitski Miyawaki é uma artista a solo e lançou os seus dois primeiros álbuns sozinha, Lush (2012) e Retired from Sad, New Career in Business (2013), enquando estudava no conservatório de música SUNY Purchase. Mitski nasceu no Japão mas, até se estabelecer em Nova Iorque, onde gravou os seus dois últimos álbuns, Bury Me at Makeout Creek (2014) e Puberty 2 (2016), passou por países como o Congo, Malásia, China e Turquia (entre outros), facto que lhe confere uma identidade multi-cultural única, que se reflecte na música que produz, já que a própria se diz "metade japonesa, metade americana, mas nenhuma por inteiro".
O álbum Puberty 2, lançado em Junho do ano passado, é o meu preferido e tenho-o ouvido repetidas vezes. Entranhou-se em mim de tal forma, que não consigo passar um dia sem ouvi-lo. Acabei por comprar esta edição especial em vinil e estou deveras rendida a esta miúda. Puberty 2 recebeu uma review de 8,5 e o título de Best New Music pela Pitchfork (podem ler a review aqui) e consta das listas de melhores álbuns de música alternativa/indie de 2016. Abaixo deixo-vos alguns dos meus trechos preferidos, juntamente com o link para a música, adorava que ouvissem o álbum inteiro (tem cerca de 32 minutos), mas aqui já têm uma excelente amostra. Se, mesmo assim, for demasiado, ouçam apenas a última.
Oh if you're going, take the train
So I can hear it rumble, one last rumble
And when you go, take this heart
I'll make no more use of it when there's no more you
Come inside and be with me
Alone with me
Alone
With me alone
If you would let me give you pinky promise kisses
Then I wouldn't have to scream your name atop of every roof in the city of my heart
One morning this sadness will fossilize
And I will forget how to cry
I'll keep going to work and you won't see a change
Save perhaps a slight gray in my eye
(...)
I will be married to silence
The gentleman won't say a word
But you know, oh you know in the quiet he holds
Runs a river that will never find home
I'm not doing anything
I'm not doing anything
My body's made of crushed little stars
And I'm not doing anything
I wanna see the whole world
I wanna see the whole world
I don't know how I'm gonna pay rent
I wanna see the whole world
My Body's Made of Crushed Little Stars
What do you do with a loving feeling
If the loving feeling makes you all alone?
What do you do with a loving feeling
If they only love you when you're all alone?
Holding hands under the table
Meeting up in your bedroom
Making love to other people
Telling each other it's all good
Kisses like pink cotton candy
Talking to everyone but me
I'm staying up late just in case you come up and ask to leave with me
Por fim, a minha preferida do álbum:
If I could, I'd be your little spoon
And kiss your fingers forevermore
But, big spoon, you have so much to do
And I have nothing ahead of me
You're the sun, you've never seen the night
But you hear its song from the morning birds
Well I'm not the moon, I'm not even a star
But awake at night I'll be singing to the birds
Don't wait for me, I can't come
Your mother wouldn't approve of how my mother raised me
But I do, I think I do
And you're an all-American boy
I guess I couldn't help trying to be your best American girl