Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Opinião | A Contraluz

por Alexandra, em 17.05.17

90A67E38-9038-4EA4-9E5E-211E6A4FB2F1.jpg

Título: A Contraluz

Autor: Rachel Cusk

Editora: Quetzal

 

Quando este livro foi publicado fiquei logo de olho nele e não demoraram muitos dias até o trazer para casa. Apaixonei-me pela capa e a sinopse cativou-me quase de imediato. Cereja no topo do bolo: escrito por uma mulher.

Não o consegui ler de um trago, mas na minha viagem à Itália consegui despachá-lo com rapidez entre viagens de avião e de comboio. A narradora viaja até Atenas em pleno Verão para dar um curso de escrita criativa e na sequência desta viagem há vários diálogos acompanhados de reflexões, mais ou menos implícitas, por parte das pessoas que se cruzam com ela e também por parte da própria narradora.

Adorei algumas partes, especialmente o jantar entre a narradora, Paniotis e Angeliki, mas achei a transição entre ambientes um pouco brusca e o desenrolar dos encontros entre a narradora e o seu vizinho de avião muito óbvia, pouco acrescentou à história. Depois de ter lido o primeiro volume desta trilogia não consigo ter uma opinião bem formada à cerca deste livro, não adorei, mas algumas partes deixaram-me curiosa o suficiente para continuar a ler esta trilogia, assim que o segundo volume seja editado pela Quetzal.
Descobrira, igualmente, que a doença lhe permitia olhar para a sua vida, e para as pessoas que tomavam parte nela, com maior objectividade. Compreendeu que não estava tão ligada a estas pessoas como julgara, especialmente ao filho, pelo qual, desde o instante do seu nascimento, experimentara uma constante e imensa preocupação, vendo-o como um caso excecional de sensibilidade e vulnerabilidade, até ao ponto de ser incapaz - ela percebia-o agora - de o deixar sozinho um minuto que fosse. Ao regressar ao mundo após a sua doença, o filho pareceu-lhe, se não um estranho, ainda assim dolorosamente menos ligado a si por cada um dos filamentos do seu ser. Ainda o amava, claro, mas já não o via, e à sua vida, como uma coisa que teria de trabalhar até ficar perfeita.
 
Pontuação: 3/5
 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De Carolina Paiva a 17.05.2017 às 09:09

Olá Alexandra :)

também fiquei muito curiosa com este livro mas já percebi que não te fascinou e eu estava à espera que fosse um livro diferente e surpreendente. Não sabia que fazia parte de uma trilogia...

Beijinhos!
Imagem de perfil

De Alexandra a 17.05.2017 às 11:48

Confesso que fiquei um pouco desiludida, queria ter gostado muito mais, mas acredito que possa ter sido um problema exclusivamente meu...

Sim, faz, e foi isso que me deixou com esperança para um próximo volume :)
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 17.05.2017 às 11:18

Ontem comprei o livro, não sabia que fazia parte de uma trilogia. Também adoro a capa. :)
Imagem de perfil

De Alexandra a 17.05.2017 às 11:51

O facto de fazer parte de uma trilogia parece ter escapado a várias pessoas :)

Espero que gostes!

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor