Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Hidden Figures reúne três temas que me são bastante queridos: ciência, o papel das mulheres na sociedade em geral e na ciência em particular, e a conquista do espaço. Apesar de já ter ouvido algumas críticas menos positivas, acho que este filme é bastante completo e que a figura de Katherine Goble não ofusca Dorothy Vaughan nem Mary Jackson, pelo contrário, estas completam-se e complementam-se.
Para além do típico problema de não ser dado o devido crédito aos feitos de mulheres, sobretudo naquela época (1961), estas três senhoras enfrentavam ainda outro preconceito: o da cor da sua pele. Apesar de saber que é da maior importância que não nos esqueçamos da forma como eram postos de parte nas mais variadas situações, sendo-lhes atribuídos lugares separados, e do nojo com que eram tratados, assistir ao retrato desta discriminação em filmes é algo que tem um efeito muito negativo em mim, por isso, foi com particular emoção que assisti a duas cenas bastante marcantes no filme (que prefiro não desvendar).
Pode não ser o filme mais espectacular de sempre, nem conceptual como os críticos tanto gostam, mas é um filme que retrata perfeitamente a história destas mulheres, que existiram na vida real, e que tanta importância tiveram para a ciência, para a NASA, para as mulheres e para a humanidade. Merece muito ser visto por todos.
Pontuação: 9/10