Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais sobre mim

foto do autor



currently-reading


goodreads.com



BookTag | By the Book

por Alexandra, em 15.11.16

A Sandra do blogue Say Hello To My Books convidou-me a responder à TAG By The Book, que me pareceu, logo à primeira vista, muito interessante. Portanto, vamos lá:

 

1. Qual o livro que está na tua cabeceira? A Gorda, de Isabela Figueiredo.

 

2. Qual foi o último livro realmente bom que leste? É-me um bocado complicado responder a esta questão porque ultimamente não tenho dado cinco estrelas a nenhum livro. Gostei muito de vários, mas não fico totalmente arrebatada há alguns meses. Sendo assim vou escolher Somos o Esquecimento Que Seremos, de Hector Abad Faciolince, e Stoner, de John Williams. Uma nota especial também para O Ruído do Tempo, de Julian Barnes. Todos muito bons, lidos este ano.

 

3. Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias? José Saramago, sem qualquer dúvida. Contudo, acho que me sentiria bastante intimidada por falar com um homem tão espectacular. Penso que não há muito a fugir, o que lhe perguntaria seria qual a fonte de inspiração para ideias absurdamente geniais.

 

4. Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante? O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari, de Robin Sharma (que nem é meu, mas ainda não tive oportunidade de o devolver). Confesso que tinha alguma curiosidade em lê-lo, uma vez que nunca tinha lido nenhum livro do género e este chamava-me particularmente a atenção.

 

5. Como organizas a tua biblioteca pessoal? Actualmente está bastante desorganizada, completamente a rebentar pelas costuras. Ainda assim, segue uma linha do género: poesia, teatro, escritores estrangeiros e, por fim, escritores portugueses (por ordem alfabética). Gostava muito de a reorganizar, mas tem-me faltado a coragem.

 

6. Que livro já "deverias ter lido"? Tantos, Os Irmãos Karamázov e Guerra e Paz, por exemplo.

 

7. Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado. Não tenho por hábito abandonar livros, mas penso que o mais relevante que abandonei há menos tempo, por não estar a conseguir entrar no ritmo de leitura, foi Dom Quixote de La Mancha. Preciso muito de recomeçá-lo. Hoje, tenho praticamente a certeza de que vou adorar lê-lo. Na altura (início deste ano), estava a ser muito penoso, pelo que a decisão mais acertada foi parar antes das 300 páginas.

 

8. Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância? Os meus livros preferidos são os clássicos da literatura mundial, mas também sou particularmente fã de não-ficção e de literatura contemporânea. Não sou grande apreciadora de young adult, nem de romances históricos.

 

9. Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria? Aposto que já leu praticamente todos os livros possíveis e imaginários, ainda assim escolheria como releitura Crime e Castigo. Ao Presidente e a todos os que estiverem a ler isto.

 

10. Que livros pretendes ler em breve? Quando faço muitos planos de leitura estes acabam sempre por me sair furados, mas em breve gostava de ler Terra do Pecado, de José Saramago, para os projectos Ler os Nossos e Ler Saramago, ambos da Cláudia.

 

Gostava de ver as respostas da Cláudia e da Carolina a esta TAG (julgo que ainda não responderam), mas qualquer um se pode considerar convidado a responder.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


6 comentários

Imagem de perfil

De Sandra a 15.11.2016 às 12:24

Gostei muito das tuas respostas :)
Crime e Castigo é daqueles livros que tenho vergonha de ainda não ter lido... Talvez em 2017!
Clássicos da literatura mundial também são o meu género preferido e adoro livros de não-ficcção!
Beijinho*
Imagem de perfil

De Alexandra a 15.11.2016 às 13:13

Todos temos aquele (aqueles, no fundo, que são tantos) clássico por ler, mas nada de vergonha, terá o seu tempo :D
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 15.11.2016 às 15:40

Olá, respondo assim que possível, mas acho que as minhas respostas são iguais às tuas em quase todas as perguntas. És a minha irmã gémea?
Imagem de perfil

De Alexandra a 15.11.2016 às 15:58

Ahahah, quando estava a responder à 7 lembrei-me logo de ti e apercebi-me de algumas semelhanças contigo noutras respostas, confesso :)
Mas tenho a certeza que terás várias respostas muito diferentes e tenho muita curiosidade nas tuas escolhas para a 2, 4, 6 e 9.
Em relação ao Saramago e, penso que, aos géneros literários, não há muito a fazer realmente, irmãs :D
Imagem de perfil

De the book keeper a 30.12.2016 às 14:22

A Terra do Pecado foi o primeiro que li de Saramago e sinceramente não é um livro que recomende. Já leste entretanto? Do Saramago o meu favorito é mesmo o Ensaio sobre a cegueira. Crime e Castigo é duro, mas um grande livro. Obrigada pelas sugestões! :)
Imagem de perfil

De Alexandra a 30.12.2016 às 14:30

Acabei por não ler A Terra do Pecado, mas devo fazê-lo agora em Janeiro. Acredito que não seja dos melhores de Saramago. O meu preferido, até ao momento, é O Ano da Morte de Ricardo Reis, mas há tantos que ainda não li, como o Ensaio sobre a cegueira :)

Comentar post




Mais sobre mim

foto do autor



currently-reading


goodreads.com